Como Melhorar o Desempenho de Seu Servidor.

 - Como ativar a aceleração 3D

- Vá em "Propriedades de vídeo", guia "Configurações", clique no botão "Avançadas", escolha a guia "Solucionar problemas" e coloque a barra "Aceleração de Hardware" no máximo. Depois disso vá em Iniciar>Executar e digite "dxdiag" e aperte Enter, vá na guia "Exibir" e verifique se os ítens de aceleração estão todos ativados.
Obs.: Caso sua placa de vídeo seja PCI, a aceleração de textura AGP estará indisponível.

2 - Como habilitar os temas

- Para habilitar os temas como no XP, vá para Iniciar>Ferramentas administtrativas>Serviços Do lado direito, encontre "Temas" e dê um clique duplo, em "tipo de inicialização" estará em desativado, coloque "automático", se quiser iniciar o serviço imediatamente clique no botão "Iniciar" nesta mesma tela.

3 - Como otimizar a memória e o processador para os programas abertos

- O Windows 2003 por padrão prioriza a memória para programas em segundo plano e cache do sistema, o que pode diminuir o desempenho de jogos, por exemplo. Vá em Iniciar>Painel de controle>Sistema>Avançado, no primeiro ítem ("Desempenho"), clique em "Configurações", vá para a guia "Avançado", coloque o "Agendamento do processador" e "Uso de memória" para programas e seu sistema vai agora priorizar o programa aberto e em uso como jogos ou qualquer outro.

4 - Quatidade necessária para arquivo de paginação

- Muitas vezes o arquivo de paginação padrão do Windows 2003 pode ser insuficiente ou até mesmo ficar muito fragmentado. Vá em Iniciar>Painel de controle>Sistema>Avançado, no primeiro ítem ("Desempenho"), clique em "Configurações", vá para a guia "Avançado", no último ítem "Memória virtual", escolha alterar. É aconselhável que se use o triplo de sua memória RAM como tamanho do arquivo de paginação, mas em muitos casos pode ser muito pouco ou um exagero, o interessante é usar um tamanho fixo, ou seja, o tamanho mínimo igual ao máximo, creio que para a maioria dos casos 1024MB seja mais que o suficiente. Outra coisa interessante é que você pode escolher em que unidade ficará o arquivo SWP responsável pela memória virtual, se você possui mais de 1 HD, escolha sempre a unidade mais rápida.

5 - Configurando o nível de segurança do Internet Explorer

- O Internet Explorer do Windows 2003 vem com o nível de segurança em máximo, fazendo várias perguntas na hora de acessar algum site ou até mesmo bloqueando o acesso a eles. Vá em Iniciar>Painel de controle>Opções da Internet, na guia
"Segurança" escolha o nível de segurança da Internet para médio, não aconselho desativar o sistema avançado porque simplesmente ele funciona, agora você poderá navegar "numa boa".

6 - Ótimo programa de otimização para o Win2k3

- Windows Server 2003 Optimize Tool Ver.1.44 A maioria das otimizações e dicas incluindo o Uxtheme para o Windows 2003 - podem ser realizadas com este programa e um simples clicar de mouse. (Neo - Matrix)

7 - Experimente o poder do Win2k3

- Basta ir no link Win2k3 Evaluation e basta preencher o cadastro para baixar uma versão de avaliação do Windows 2003, veja que também está disponível a versão de 64bits.

8 - Forçar programas antigos a usar os common controls do Windows XP

- Se você rodar um programa antigo no Windows XP ele não ficará com as janelas arredondadas, os botões no estilo XP, etc porque continuará usando os controles comuns dos Windows mais antigos. Para forçar o software a usar os controles do XP você deve criar um arquivo manifast (um tipo especial de arquivo XML) no diretório do programa antigo.

Conteúdo do arquivo (Em "Description of Program" coloque uma pequena descrição e em "Program Name" o nome do programa)

 

 

Citação:



version="1.0.0.0"
processorArchitecture="X86"
name="Program Name"
type="win32"
/>
Description of Program



type="win32"
name="Microsoft.Windows.Common-Controls"
version="6.0.0.0"
processorArchitecture="X86"
publicKeyToken="6595b64144ccf1df"
language="*"
/>


*

Copie e cole este texto no bloco de notas e salve com o nome do executável do programa que você vai forçar seguindo de .manifest. Por exemplo, se o executável é sol.exe o seu arquivo será sol.exe.manifest. Agora entre no programa e veja o resultado.

Conforme for dando tempo e eu vá pesquisando vou atualizando com mais dicas.

9 - Colocar o Kernel na RAM (recomendado apenas pra quem tem 256MB ou mais de memória RAM)

- Com o Kernel na RAM o HD será acessado mais rapidamente (memória virtual) mas ele ocupa um certo espaço, portanto, se você tiver pouca memória RAM, não o faça.

No registro, localize HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEM\CurrentControlSet\Control\SessionManager\Memory Management\DisablePagingExecutive\ e mude pra 1. Se quiser voltar atrás, mude pra 0.

- Desabilite o padrão de nomes de arquivos 8.3 se você usa NTFS e não usa programas DOS

Esse padrão influentica na perda de desempenho de unidades NTFS.

Crie o valor DWORD com o nome NtfsDisable8dot3NameCreation como 1 na chave HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem.

  • Email, SSL
  • 5 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

Criando um Ponto de Restauração

O ponto de restauração é uma representação de um estado...

Recuperando RAM após o Fechamento de Programas

Este processo, retira todas as DLLs da RAM, que deixaram de ser usadas após o fechamento...

Controlando Remotamente seus Dedicados e Semi-Dedicados

O TeamViewer estabelece a ligação a qualquer computador ou servidor em todo o mundo...

Alterando a Senha do Servidor Windows

Fonte: Wiki - Um Host Tutoriais e Ajuda Post Original: Alterar Senha do Windows XP 1 -...